Busca  
A religião na história - arquivo
moderador klickOlá! O tema da Aula OnLine de hoje é A Religião na História. Nosso professor convidado Jorge Miklos recebe as perguntas de vocês a partir de agora.
cazuProfessor, boa tarde qual a função da religiao na História?
prof. jorge miklosOlá, vocês podem mandar suas perguntas
marcosProfessor, o que a presença do papa representa par um país como o Brasil que embora seja historicamente católico, passa pela crescente disseminação das igrejas pentecostais?
prof. jorge miklosmarcos, é uma tentativa de reverter o processo de migração religiosa e fortalecer a fé católicas.
erickO "Antigo Testamento" é considerado fonte da história dos hebreus?
cazuQual o propósito da História das religiões?
nirProf. Jorge!!!! é a Georgia aqui! Olá^^
prof. jorge mikloserick, sim, a Torá, que é o livro sagrado dos hebreus e contém o mesmo texto do Antigo Testamento, é um livro ético, religioso e histórico
prof. jorge mikloscazu, o propósito é o estudo científico da cultura religiosa de um povo
marcosProfessor, vemos historicaemnte o home lutando por interesses políticos, econômicos associados aà religião. O senhor poderia dar exemplos ao longo da história que marcarma a soiciedade, e a transformaram?
prof. jorge miklosOi, Geórgia
andreprofessor qual a relação entre a religião e os conflitos no oriente médio?
prof. jorge miklosmarcos, as Cruzadas, a conquista das Américas, as guerra religiosas na Europa do séc. XVII
prof. jorge miklosandre, a religião funciona como elemento ideológico para justificar o conflito por terras e outros recursos geopolíticos
laurinhalaurinha
paulaé recorrente no Brasil os partidos políticos de direita apoiam a ideologia das Igreja. Por que o catolicismo é a religiãopredominnante no conservadorismo político brasileiro?
marcosEntão quer dizer qeu o poder econômico sempre utilizou a religião como pretexto para conquista ou o contrário também é verdadeiro., ou sejha, a religião utlizando o poder econômico?
hilPor que o homem ao longo da História sentiu essa necessidade de adorar um Deus ou vários deuses?
prof. jorge miklospaula, a Igreja Católica vive, nas últimas décadas, um processo de aumento do conservadorismo, e os partidos políticos se aproveitam disso
anacarolinaprofessor, na idade média a religião teve grande influência nas decisões tomadas por reis os quais se consideravam escolhidos divinos. Como a igreja católica conseguiu todo esse poderio?
marcosPaula... Parabésn bela questão!!!
cazuA religião muçulmana tem crescido nos últimos anos. O Estado na Arábia é atrelado a religião. Você acredita em Estados que são aliados a religião?
prof. jorge miklosmarcos, nem sempre. Houve momentos em que a religião inspirou movimentos revolucionários, por exemplo, na Alemanha, durante a Reforma, o luteranismo serviu como suporte para as Guerras Camponesas
prof. jorge miklosmarcos, as Guerras Camponesas questionavam a servidão feudal
prof. jorge mikloshil, o homem tem sede do sagrado e é produtor, também de cultura, isto é, de artefatos simbólicos, ou imateriais
marcoso senhor poderia fazer uam pequena explanação sobre a subserviência da Igreja durante a Segunda Guerra?
millaAs Cruzadaspode ser considerada um movimento revolucionário ou foi apenas um movimento econômico-religioso
prof. jorge miklosanacarolina, no início da Idade Média, a igreja promoveu acordos com os chefes germânicos, por exemplo, Pepino, O Breve, doou parte da Itália para a igreja em troca da benção do Papa, que o reconheceu como rei dos francos
laurinhacomo surgiu a religião catolica no mundo?
prof. jorge mikloscazu, essa é uma questão pessoal. No Ocidente ocorreu o processo de laicização, que configurou um estado diferente dos estados islâmicos
cazuA Arábia Saudita foi o lugar de nascimento do Islão. Atualmente, a sua constituição é baseada no Alcorão. Em que isto favorece o Estado árabe?
laurinhaporque a igreja catolica é tão rica?
prof. jorge miklosmarcos, há indícios, não confirmados, de que a igreja católica tenha se omitido sobre o evento do holocausto, mas isso, ainda, é objeto de pesquisa
hilPor que a igreja catóilica no Brasil serviu como cartório de escritura de propriedades rurais?
prof. jorge miklosmilla, as cruzadas duraram mais de um século, e, portanto, foi um movimento permeado de vários interesses que se modificaram durante seu curso
marcosJá li em alguns livrois que foram 12 as cruzadas, noutros li que foram 8. Afinal qual o número correto das Cruzadas ocorridas?
prof. jorge mikloslaurinha, o cristianismo nasceu na Judéia por volta do séc. I e foi se expandido pelo Império Romano ao longo dos 5 séculos subsequentes...
cynthiaboa tarde a todos
anacarolinaAs reformas protestantes tiveram que objetivos? Somente ajudar a burgesia emergente?
nirPodemos dizer que a Igreja Cotólica apoiou o fascismo? Afinal, com toda aquela história do Vaticano como Estado
prof. jorge mikloslaurinha, o imperador Teodósio oficializou o cristianismo, tornando-o universal. A palavra universal, que quer dizer, católico.
marcosBoa tarde Cynthia... Faça perguntas.....
prof. jorge mikloscazu, isso garantiu a unificação política e religiosa dos árabes que, anteriormente, se constituiam em tribos fragmentadas.
cynthiaoi marcos, estou tentando me encaixar no assunto
cynthiaacabei de chegar, mas logo logo estou p dentro, dxa me consetrar
marcosEu sei, só estou estimulando a sua entrada no papo!
prof. jorge mikloslaurinha, durante a idade média, a igreja, por meio de acordos políticos, tornou-se proprietária de, aproximadamente, 1/4 das terras da Europa Ocidental
cynthiaobrigada marcos
marcosSó não me diga que vai prestar medicina , aí fico bravo com vc!
cynthianao, nao contabeis
prof. jorge mikloshil, durante o Império, existia o regime do padroado, no qual a igreja era responsável pelas funções civis. Na República houve a separação entre igreja e estado.
lauritacomo a religiao pode ser umexperiencia social de libertaçao?
marcosProfessor, poderia explicar um pouco sobre a Teologia da libertação e sua importânica par os movimentos sociais de hoje?
prof. jorge miklosmarcos, foram 8 oficiais e, as demais, extra-oficiais, como a cruzadas das crianças
cynthiaprof° é verdade q o catolicismo teve inicio com os jesuitas?
cazuConsidera-se como movimento messiânico, aquele que é comandado por um líder espiritual, um "messias". O Brasil foi cenário de movimentos messianicos. Qual a sua visão sobre o messianismo no Brasil?
prof. jorge miklosnir, em 1929, Mussolini criou a Cidade do Vaticano. Naquele momento, estabeleceu-se uma relação diplomática amistosa.
marcosExcelente pergunta CAZU
lauritaporque em outros paises as pessoas ficam fanaticas a ponto de cometer assassinatos como o último que ocorreu na Virginia?
prof. jorge mikloslaurita, a religião valoriza a vida, a felicidade humana e luta contra tudo aquilo que possa desumanizar o homem.
prof. jorge miklosmarcos, a TL nasceu como experiência histórica da igreja católica na Am.Latina e procurava lutar contra os mecanismos de exploração e opressão que desumanizavam a experiência social...
andreola prof! qual o papel da religião com a economia brasileira??
cynthiao mov de renovação carismatica seria um outro tipo de catolicismo?
cynthiao mov de renovação carismatica seria um outro tipo de catolicismo?
prof. jorge mikloscynthia, no Brasil, sim
cynthiae em outros paises n?
lauritaoi cynthia, gostei da sua pergunta?
prof. jorge mikloscynthia, meu sim foi em relação ao início do catolicismo no Brasil, com os jesuítas
cazuConsidera-se como movimento messiânico, aquele que é comandado por um líder espiritual, um "messias". O Brasil foi cenário de movimentos messianicos. Qual a sua visão sobre o messianismo no Brasil?
cynthiaa ta e sobre a 2ª pergunta?
prof. jorge mikloscazu, o Brasil foi palco de importantes movimentos messiânicos. Isso demosntra uma relação estreita entre fé e política.
marcosSe o senhor pudesse eleger um tópico importante para enfatizar. Qual tema é de maior incidência nos vestibulares que abordam a religião em seu contexto. O que devo esudar mais?
prof. jorge mikloslaurita, a religião promove experiências subjetivas e, se mal conduzidas, ou mal compreendidas, pode abrir as portas para o acirramento da violência.
prof. jorge miklosandre, a religião pode movimentar negócios e incentivar práticas comercias, como o turismo religioso
lauritaseria um tipo de ganatismo?
lauritadesculpe, "fanatismo"?
cazuNo Brasil República, seria correto afirmar que esses movimentos messiânicos surgiram por ter o Brasil um Estado separado da Igreja?
andreobrigado pela resposta prof abraço
nirProf! O que você acha sobre a Opus Dei?
prof. jorge mikloscynthia, a renovação carismática é uma vertente do catolicismo, que procura fortalecer as experiências subjetivas, a transcendência. Uma vertente não é outro tipo de catolicismo
socialkj
prof. jorge miklosmarcos, a origem e a expansão do cristianismo, a igreja na idade média, a reforma protestante, em particular o calvinismo, os jesuítas no Brasil e o regime do padroado no Brasil império
cazuSeria correto afirmar que esses movimentos messiânicos, no Brasil republicano, surgiram por ter a nossa nação um Estado separado da Igreja?"
cynthiaobrigada prof
lauritaeu queria saber como se formaram as igrejas?
prof. jorge mikloslaurita, se sua pergunta é em relação ao movimento carismático, a resposta é não
carolinaQual é a sua opinião com relação à visita do Papa?
socialProf. gostaria de saber, se o cristianismo ajudou ou náo na escravatura.
gatinhaPq, que o Papa toma todas as decisões?
prof. jorge mikloscazu, não apenas. Essa foi uma das alegações de Antônio Conselheiro, mas os movimentos messiânicos tiveram raízes nas estruturas sociais e políticas que marcavam o país na época
paulaqual é a força da opus dei nos dias de hoje
prof. jorge miklosnir, a Opus Dei é uma prelazia, um ministério, da igreja católica que agrega pessoas que se dedicam à compreensão e ao estudo da fé.
lauritanas épocas dos escravos eles eram de que religião?
marcos volteiProf. o que o senhor mais indicaria para estudarmos sobre religião com reais possiblidades de cari nas provas deste ano?
prof. jorge mikloslaurita, qual igreja?
lauritaas capelas
socialProf. gostaria de saber, se o cristianismo ajudou ou não na escravatura.
prof. jorge mikloscarolina, considero o grande fenômeno midiático desse ano, mas que as perguntas não sejam sobre minhas opiniões pessoais, por favor.
gatinhaps
nirSim, a Opus Dei é uma prelazia, mas muito conservadora, se ela tomasse proporções maiores, será que o pensamento das pessoas nao iria regredir, como ja acontece em alguns casos de fanatismo?
gatinhaprof. pq a Igreja Católica tinha mais força no Feudalismo?
lauritapsiu
prof. jorge miklossocial, a igreja católica no Brasil não condenou a escravidão africana, e inclusive padres eram proprietários de escravos. A igreja apenas proibiu a escravidão indígena.
socialobrigada
cynthiaprof, pq ao inves dos escravos negros seguirem o catolicismo eles seguem a afrobrasileira
prof. jorge miklosgatinha, a igreja católica é uma monarquia absolutista, cujo chefe é considerado o sucessor de Pedro na terra. Este, por sua vez, foi escolhido por Jesus. Assim, sua autoridade é indivisível e inquestionável...
cynthiaseguiam, desculpe
prof. jorge miklosgatinha. o Papa goza da prerrogativa da infabilidade.
socialProf. mas se os padres eram proprietários de escravos, eles eram a favor, ou deram for;a para a escravidão.
lauritaa violencia pode melhorar com por exemplo
cynthiatraduzindo...
cazuA teologia da libertação é muito importante para a América Latina? Por que a Igreja Católica não assume o papel de igreja solidária?
prof. jorge miklosnir, acredito que não, pois vivemos em um estado democrático de direito, no qual as pessoas são livres para escolher suas opções religiosas.
júlioMonarquia absoluta? A Igreja é um Estado?
gatinhaProf. Quando veio a renovação carismática e quem difundiou isso?
prof. jorge mikloscynthia, pro favor, refaça sua questão sobre os escravos negros?
marcos volteiTchau para todos e obrigado Professor!
lauritaquando os índios chegaram ao brasil eles frequentavam igrejas?
nirEm algum lugar podemos saber os antecedentes do Papa? já ouvi falar que ele já teve ligação com alguns fatos de pedofilia.Isso pode ser real?
enzoola, estou chegando agora . . .
cazuO Protestantismo é um dos grandes ramos do Cristianismo, originário da Reforma ocorrida na Europa no século XVI. Em que estas - reforma e contra reforma - influenciará no mundo contemporâneo?
lauritaobrigado por essa aula e tchau pra todos!
prof. jorge miklossocial, sim
prof. jorge mikloslaurita, não entendemos sua pergunta sobre a violência
cynthiaeh sobre a religiao deles, pq optaram pela afrobrasileira se na epoca predominava a catolica?
prof. jorge mikloscazu, sim, a TL foi muito importante para a Am.Latina, mas a TL é apenas mais uma das várias vertentes dentro da igreja.
enzoqual o real motivo para haver uma mobilização catolica no brasil através da vindo do papa???
cynthiatxau marcos
marcos volteiTchau Cynthia
cazuProf. O Protestantismo é um dos grandes ramos do Cristianismo, originário da Reforma ocorrida na Europa no século XVI. Em que estas - reforma e contra reforma - influenciará no mundo contemporâneo?
prof. jorge miklosjúlio, sim o Vaticano é um estado, reconhecido como tal pelo direito internacional, e sua forma de governo é uma monarquia eletiva.
júlioSe eletiva, não absoluta, sim?
prof. jorge miklosgatinha, a Renovação Carismática foi um movimento criado nos EUA, e difundido no Brasil a partir da década de 1960. Ele começou a ganhar notoriedade a partir dos anos 1990.
moderador klick.
prof. jorge mikloslaurita, os índios já estavam aqui, e quando os portugueses chegaram iniciou-se um processo de cristianização dos mesmos.
cynthiaO último censo brasileiro, do ano 2000, mostrou que em dez anos, isto é, de 1991 a 2000, o número de brasileiros que se declarou católico diminuiu em cerca de 10%, a q se deve isso prof?
cazuProf. O Protestantismo é um dos grandes ramos do Cristianismo, originário da Reforma ocorrida na Europa no século XVI. Em que estas - reforma e contra reforma - influenciará no mundo contemporâneo?
prof. jorge miklosnir, existem muitos boatos em torno de pessoas famosas, com o Papa não é diferente. Sobre onde encontrar informações sobre ele, veja o site do Vaticano.
prof. jorge mikloscazu, a Reforma protestante contribuiu para a consolidação da modernidade e do capitalismo. A Contra-Reforma fortaleceu as monarquias ibéricas e foi o pilar que sustentou a colonização da América.
cazuObrigado prof.
gatinhaprof. pq martinho Lutero partiu pro protestantismo invés de ficar na Igreja Católica? e o q ele encontrou de errado?
nirÉ..mas..vamos combinar..esse papa tem cara de tudo, menos de papa.Ele tem cara de mau *.*
cazuBoa Tarde a todos.
paulinaoi
prof. jorge mikloscynthia, a prática das religiões afrobrasileiras também pode ser considerada uma forma de resistência à escravidão.
cynthiaobg prof.
cynthiaO último censo brasileiro, do ano 2000, mostrou que em dez anos, isto é, de 1991 a 2000, o número de brasileiros que se declarou católico diminuiu em cerca de 10%, a q se deve isso prof?"
margamarga
moderador klickPessoal, são 16h, vamos encerrar essa Aula OnLine, obrigado pelas perguntas. Voltamos na próxima quarta, 16 de maio, com a Aula de Biologia sobre Genética.
 
Estamos adequando nosso conteúdo ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Klicknet ©Copyright 2000-2006 Klicknet S.A. Todos os direitos reservados