Busca  
  Artes   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Os primeiros filmes


As primeiras imagens

Alfonso Segretto
O Brasil foi um dos pioneiros na arte cinematográfica. Em julho de 1898, o italiano Alfonso Segretto registrava as primeiras imagens para o cinema em terras brasileiras. O local escolhido para as filmagens foi a Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro. A partir daquele momento histórico, que lançou as bases da cinematografia nacional, foram feitos muitos outros filmes no Brasil.
Mas durante os nove primeiros anos, o cinema teve pouca expressão no país, como atividade comercial de exibição de fitas importadas e como produção local. O comércio cinematográfico só começou a despontar em 1907, quando a energia elétrica passou a ser distribuída industrialmente no Rio de Janeiro pela Light (Companhia de energia elétrica).
 
 
Os filmes cantantes

Os irmãos franceses Lumière foram os inventores da primeira filmadora: o cinematógrafo
No início do século 20, entre 1908 e 1912, as sessões de cinema eram realizadas em casas de espetáculo, que apresentavam também shows de mágicas e números de circo. Os filmes que faziam mais sucesso eram os chamados cantantes – espetáculos em que os atores se colocavam atrás da tela e sincronizavam a voz com as imagens.

Geralmente de curta duração, os 'filmes cantantes' apresentavam canções ou se apropriavam de espetáculos de teatro, revistas musicais e árias de óperas conhecidas. Havia também as sessões em que os filmes eram acompanhados pela música de uma orquestra. Naquela época, o cinema era um grande evento social.

 
 


Anterior Início Próxima
Estamos adequando nosso conteúdo ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Klicknet ©Copyright 2000-2006 Klicknet S.A. Todos os direitos reservados