Busca  
| Home |
FREIRE, PAULO
Paulo Freire, educador brasileiro.

Paulo Reglus Neves Freire, educador brasileiro (Recife, PE, 1921 - São Paulo, SP, 1997). Criador de um método de alfabetização para adultos que parte da realidade social e política das pessoas.

Formou-se em Direito, mas não chegou a exercer a profissão.

Em 1958, tornou-se o primeiro diretor do Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife, cargo que ocupou até 1964.

Nessa função, obteve sucesso em programas de alfabetização, depois adotados pelo governo federal. Fundou o Instituto de Ação Cultural em Genebra, na Suíça, e seu método de alfabetização logo ficou conhecido em todo o mundo.

Em 1963, durante o governo João Goulart, assumiu a direção do Plano Nacional de Educação, que visava à alfabetização de 16 milhões de adultos por meio de seu método, num período de quatro anos. Com o golpe militar de 1964, foi preso e exilado.

Trabalhou em seguida para o governo do Chile. Nessa época, desenvolveu sua Pedagogia do Oprimido, na qual defendeu a ideia de que a educação poderia melhorar a situação do homem no mundo. Em 1969, lecionou na Universidade de Harvard, nos EUA.

Depois de seis meses, transferiu-se para Genebra e tornou-se assessor do Departamento de Educação do Conselho Mundial das Igrejas. Voltou ao Brasil em 1979 e começou a lecionar na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Em 1989, assumiu a Secretaria de Educação do município de São Paulo, no governo de Luiza Erundina.

Paulo Freire recebeu o título de Doutor Honoris Causa de 27 universidades de várias partes do mundo.

Klicknet ©Copyright 2000-2006 Klicknet S.A. Todos os direitos reservados