Busca  
  Redação OnLine   
  

Redação 5 - Nota 5,5

 
Brasil, uma terra tropical, com suas sedutoras praias, diversos costumes, lugares exóticos, futebol, carnaval, com pessoas acolhedoras e em geral humildes. Um verdadeiro "paraíso" se não fosse pelos contrastes de toda essa maravilha. Neste mesmo país encontramos a miséria, criminalidade, políticos corruptos, prostituição, desigualdades, injustiças e o descontrole político que abala a vida de todos nós. E em meio a todos esses conflitos está o cidadão brasileiro, que vive à beira de sentir simultaneamente orgulho e decepção pelo país em que mora.
A introdução apresentou uma tese barroca (antítese e conflito), coerente com a proposta.
Em sua maioria, o brasileiro tem características únicas, diferenciando-se de todos os povos do mundo, devido a suas crenças, seus costumes, a calorosa receptividade, o gingado e um jeitinho todo nosso de lidar com os problemas que persistem em aparecer. Os cidadãos estão indignados com a corrupção política, caos aéreo, tiroteios nas favelas, mortes de inocentes, crise na saúde e na educação, o imenso número de analfabetos e a falta de saneamento básico e moradia para milhões de pessoas. Tudo isso deixa a massa de brasileiros decepcionados e intrigados para saber como um país que tem tudo para dar certo vivencia esses momentos de crise. Mas no interior de cada brasileiro há um sentimento patriota que se exalta em momentos como a Copa do Mundo, o Carnaval, as Diretas Já , época de eleição e em todas as festas e conglomerados, onde os brasileiros se unem em prol de um objetivo comum.
A palavra “jeitinho” não combinou com a idéia do período. Podemos ler em dois sentidos: a maneira inteligente de resolver problemas e a forma desonesta de “levar” vantagem em tudo. Melhor seria deixar apenas: “... o gingado todo nosso de lidar com os problemas...”.
 
A concordância verbal deve ser com "a massa" e não com "brasileiros". Como o sujeito da oração é a “massa de brasileiros”, o adjetivo deve ficar no singular: “... a massa de brasileiros decepcionada e intrigada por saber...” 
O brasileiro é um ser autêntico, humilde, sofredor e tem a força necessária para superar os imensos obstáculos que aparecem e está sempre à procura de um lugar na sociedade para lutar pelos seus direitos. Acima de tudo é um povo que acredita que a justiça neste país evoluirá, beneficiando a todos igualmente e enfim, tornar este país uma verdadeira maravilha.
Cuidado com as generalizações, pois elas derrubam o argumento. Nem todo brasileiro é autêntico ou humilde. O ideal seria colocar, por exemplo, “O brasileiro é, na maioria, um ser autêntico”.
 
O final apresenta uma solução utópica, “beneficiando a todos igualmente e tornando este país uma verdadeira maravilha". Além disso, apresentou um exagero eufórico, semelhante aos finais de discursos políticos. Como se trata de um texto dissertativo, seria mais adequado suavizar a emoção para não prejudicar a linha argumentativa.
 
Ludymila Nascimento Veiga  
 
Comentário final:
Embora a proposta do Enem não exija título, seria interessante elaborá-lo para melhor compreensão do texto. A introdução tem muitos conflitos que deveriam ser mais explorados no decorrer da redação. É necessário usar um vocabulário mais vasto em um texto dissertativo. Houve um exagero na adjetivação do cidadão brasileiro, que deixou a conclusão da proposta fraca e utópica.
 




 
Competências avaliadas: Nota
1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita

 1,5

2. Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

 1,5

3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

1,0

4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

1,0

5. Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade cultural.

0,5

Total

5,5

 
 
 
Valor das notas por competência:

Nota 2,0= Ótimo

Nota 1,5= Bom

Nota 1,0= Regular

Nota 0,5= Fraco

Nota 0 = Insatisfatório



 
 


Anterior Início Próxima
Estamos adequando nosso conteúdo ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Klicknet ©Copyright 2000-2006 Klicknet S.A. Todos os direitos reservados