Entre o grupo dos animais, os artrópodes e os cordados são mais questionados: os artrópodes por possuírem o maior número de espécies na Terra atual; os cordados, por serem representados pelos animais mais conhecidos, como os peixes, os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos. Os artrópodes são animais que apresentam um esqueleto externo de quitina e pernas articuladas. O filo Arthropoda é dividido em três diferentes sub-filos: Crustácea (caranguejos, siris, lagostas, camarões), Chelicerata (aranhas, ácaros, escorpiões) e Uniramia (insetos, quilópodos e diplópodos). Os crustáceos são caracterizados pela presença de dois pares de antenas, corpo dividido em cefalotórax e abdome e por cinco ou mais pares de pernas (caranguejos, lagostas, camarões, siris). Os insetos apresentam um par de antenas e três pares de patas e o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome (moscas, abelhas, borboletas, baratas). Os quelicerados têm quatro pares de patas e não apresentam antenas. Seu corpo é dividido em cefalotórax e abdome (aranhas, escorpiões, carrapatos). Os cordados se dividem em três subfilos: tunicados, cefalocordados e vertebrados. Os tunicados (ascídias) e cefalocordados (anfioxo) têm uma notocorda ao longo do eixo do corpo que permanece no adulto. Nos vertebrados, ela é substituída pela coluna vertebral. Os vertebrados são divididos em dois grandes grupos: os que não têm mandíbulas (ciclóstomos) e os que têm mandíbulas. Estes últimos dividem-se em: peixes (cartilaginosos ou ósseos), anfíbios, répteis, aves e mamíferos. No que diz respeito ao desenvolvimento embrionário dos animais, vale a pena ressaltar que existem diferentes tipos de ovos resultantes da fecundação e que cada um desses tipos irá determinar uma forma diferentes de desenvolvimento encontrada nos vários grupos animais:
• ovo oligolécito: possui pouco vitelo (substância nutritiva que corresponde à reserva do embrião), distribuído de forma homogênea que resulta numa clivagem total e igual. É encontrado nos anfioxos, equinodermos e mamíferos.
• ovo heterolécito: possui quantidade relativamente grande de vitelo, distribuído de forma heterogênea, resultando numa clivagem total, porém desigual. É encontrado nos moluscos, anelídeos e anfíbios.
• ovo telolécito: apresenta quantidade muito grande de vitelo, resultando numa clivagem parcial, apenas numa região específica do ovo chamada de disco germinativo. É encontrado em certos peixes, em répteis e aves.
• ovo centrolécito: apresenta vitelo distribuído em grânulos ao redor do núcleo e é encontrado em insetos, aranhas e crustáceos.
Animais cujos embriões se desenvolvem dentro de ovos com casca rígida desenvolveram anexos embrionários, que surgiram como uma forma de garantir o desenvolvimento do embrião fora da água. Eles aparecem pela primeira vez nos répteis, que são os primeiros animais verdadeiramente terrestres (eles não dependem da água para a reprodução, como ocorre nos anfíbios). O ovo dos répteis e das aves é capaz de se desenvolver fora da água porque, dentro de sua casca impermeável, existem os seguintes anexos, com as respectivas funções:
• saco vitelínico: bolsa ligada ao tubo digestivo, onde fica armazenado o alimento que nutrirá o embrião durante o desenvolvimento.
• cório: garante trocas gasosas entre o sangue do embrião e o ar atmosférico.
• âmnio: bolsa cheia de líquido que protege embrião de choques mecânicos e ressecamento.
• alantoide: bolsa ligada ao tubo digestivo, onde são depositados os excretas como ácido úrico.
|